Protocolo de procedimentos vai fornecer instruções para a produção de bezerros com responsabilidade socioambiental. As práticas começam no nascimento dos animais e continuam até a última fazenda antes do abate.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e o Grupo Carrefour Brasil lançaram, na terça (29), uma ferramenta para apoiar a rastreabilidade da produção pecuária brasileira. O cadastro acompanhará desde os bezerros até os consumidores finais, com inclusão, transparência e proteção de dados.
Tecnologia
O objetivo do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros é oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária. Assim, garantindo que os consumidores finais conheçam os atributos socioambientais dos produtos originários dos bovinos de corte.
Na cerimônia de lançamento da ferrramenta, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que, com abrangência nacional, poderá ser aplicado em fazendas de cria em todos os biomas brasileiros. O protocolo continuará sendo testado e ajustado, ganhando escala nos próximos anos.
O coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, diz que a CNA garante a segurança das informações estratégicas dos produtores. Visto que é a gestora do protocolo.
Por meio da validação das informações de campo com os dados oficiais do Ministério da Agricultura (Mapa), a CNA verifica se as garantias estabelecidas no protocolo estão sendo atendidas. Isso sem que haja exposição de informações estratégicas dos produtores participantes aos demais elos da cadeia da carne bovina.
Paulo Costa
Conforme o coordenador, todo processo é auditado pela empresa de certificação de terceira parte, TÜV Rheinland. “Trazendo mais segurança, isenção e transparência ao protocolo”, disse Paulo.
Inédito
A diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentável na América Latina, Daniela Mariuzzo, ressaltou o ineditismo da ação. “Estamos falando de algo que nunca foi feito nessa escala e formato, levando-se em consideração a visão dos produtores e produtoras rurais para entender o que é viável e possível de ser executado no dia a dia. É uma voz do campo ao mercado.”
Segundo ela, a iniciativa é inovadora, pois possibilita a conexão mais rápida e segura entre produtores e consumidores. “Além disso, pode posicionar o Brasil como líder em produção pecuária rastreada por blockchain. O próximo desafio é sair do modelo incubadora e ganhar escala, através da adesão em massa e de parcerias inovadoras, como com a Wholechain”, pontuou a executiva.










