A exportação brasileira de café verde – arábica e canéfora – totalizou 2,76 milhões de sacas de 60 kg em abril, queda de 20% em comparação com o mesmo mês de 2021. Como reflexo da elevação nas cotações internacionais do produto, a receita cambial apresentou crescimento de 46,1% no mesmo período analisado. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Quanto aos preços no mercado interno, a média mensal do Indicador Cepea para o café arábica tipo 6 fechou abril em R$ 1.251,33/saca de 60 kg, 2,6% abaixo do valor médio de março. Para o robusta, a média mensal do tipo 6 foi de R$ 813,63/saca e 6,4% superior à média de março.
O avanço do preço médio do robusta foi puxado pela retração vendedora e alta demanda das indústrias de torrefação nacional. No entanto, a tendência para os próximos meses é de encolhimento nos preços do mercado interno, devido a entrada da nova safra do café conilon.
Essas e mais informações estão disponíveis no boletim Panorama do Agro – Semana 02 a 06/05, divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).