A DSM, empresa global de origem holandesa voltada para a saúde, nutrição e biociência e maior fornecedora mundial de vitaminas e micronutrientes, acaba de lançar o projeto Bem Viver e Nutrição (b.e.n.), após a conclusão do formato-piloto em Rebouças, interior do Paraná, e Lima, no Peru.
O objetivo é gerar renda para famílias carentes em comunidades rurais e, nos próximos dez anos, erradicar a desnutrição de 1 milhão de crianças e de mulheres em idade fértil em todo o Brasil, e de 2 milhões de pessoas com nível de desnutrição acima de 30% e de mulheres com nível de anemia acima de 50%, nos dois países.

Mais de 12 mil crianças em idade escolar estão sendo beneficiadas no Brasil com a inclusão dos ovos fortificados na merenda escolar e a meta é chegar a 30 mil pessoas das 12 cidades de Rebouças e região, impactando 2,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

No Peru, cerca de 70 mil pessoas são impactadas direta ou indiretamente no primeiro ciclo de produção, que compreende 15 a 18 meses de produção. Nos primeiros três anos, almeja ter pelo menos 15 novos parceiros nos dois países e cobrir cerca de 20% das populações vulneráveis da região.
Trata-se de um modelo de negócio inovador, que estimula a produção de ovos com alto nível nutricional por granjeiros locais e o torna mais acessível nas comunidades que apresentam déficit de proteína animal na alimentação. Isso além de realizar parcerias com instituições públicas de ensino, possibilitando que as crianças cresçam mais saudáveis e com melhora no desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor.
Luiz Leite, diretor do programa pela área de Produtos de Nutrição da DSM
A ação é inspirada no programa Lenziemill, realizado desde 2016 no Malawi (África), um dos países mais pobres do mundo.
No modelo de negócio do b.e.n., a DSM é a responsável por todo o treinamento e implementação comercial, enquanto seus parceiros se responsabilizam pela produção e suporte às granjas familiares.
A comercialização se dará por meio de quatro canais de vendas: institucional, com parceria com governos; direto, para venda porta a porta; por meio de agentes remunerados a partir da venda dos ovos; e vendas no pequeno varejo da região e redes maiores de abastecimento.
O b.e.n. é uma ação de longo prazo, que apoia a busca pela segurança alimentar da região onde é implementado e aumenta o acesso da população a um alimento de qualidade, por meio de importantes parcerias para dar o apoio completo ao produtor, além de negociações vantajosas no mercado, que refletem em menor custo ao granjeiro.
Mauricio Adade, presidente da DSM na América Latina
No Brasil, a atual parceira do b.e.n. é a Golden Aves, empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de frango de corte caipira, na região de Rebouças (interior do Paraná).
Fonte: DSM
VEJA TAMBÉM: Mosaic lança plano para auxiliar na segurança alimentar