Os relatos de recordes de baixas temperaturas e nevascas que chegam dos Estados Unidos atingem também as regiões produtoras. De acordo com o site americano AG Daily, as duas últimas semanas ficarão para a história com recordes de frio e nevascas nos Estados Unidos. Em Deadwood, Dakota do Sul, foi registrado mais de um metro de neve em algumas áreas.
Os problemas climáticos não são novidade para os fazendeiros da região norte-americana. Em 1886, depois de uma seca extrema que deixou os animais em más condições para lutar contra o inverno, uma nevasca igualmente assustadora ficou conhecida como a “grande extinção”, que acabou com quase 25% do gado criado a pasto na região das Grandes Planícies.

Depois disso, mostra o relato no site, os fazendeiros se adaptaram, reduziram rebanhos e cercaram propriedades para manter o gado mais perto das fontes de alimento. A dieta do gado passou a contar com ração e suplemento durante os meses de inverno.
Mesmo com os cuidados mais modernos, o congelamento de combustível e o travamento de equipamentos por conta do gelo vem tornando o trabalho dos pecuaristas muito difícil.
De várias partes chegam vídeos com a rotina de quem está na pecuária nestes dias de frio extremo. As imagens do trabalho dos pecuaristas são assustadoras para quem produz em um país tropical.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos aponta que a região Oeste ainda contará com chuvas fortes e neve em grandes altitudes, pelo menos até esta terça feira.
Leia também: