Se por um lado as colheitadeiras vão ficando cada vez maiores para atender as grandes propriedades, por outro, as máquinas menores encontram um público sedento por tecnologia. A Expodireto Cotrijal 2023 foi palco para a apresentação de equipamentos como a Colheitadeira Yanmar YH 880. A máquina compacta consegue alcançar áreas de difícil acesso, como recortes aproveitados para o plantio, e também locais úmidos, onde as grandes colheitadeiras não conseguem trabalhar.
Conforme Fernando Figueiredo, gerente comercial agrícola da Yanmar, a máquina supre um gap no mercado agrícola brasileiro. “Essa colheitadeira permite trabalhar com mais precisão nas áreas periféricas da lavoura, como as bordas. Outra vantagem também está relacionada ao transporte da máquina entre uma lavoura e outra, pelo seu dimensionamento.”
O equipamento também é o único do mercado projetado sob esteira de borracha. Assim, a YH 880 tem todo o peso distribuído, diminuindo consideravelmente a compactação de solo, o que poderia afetar o crescimento radicular das plantas e a aeração do solo, além de gerar uma resistência maior na penetração de raízes. Conforme Figueiredo, outra vantagem é o baixo consumo de combustível. “O consumo médio da YH 880 é de 6 a 9 litros por hora. Isso permite um trabalho contínuo durante um dia inteiro de trabalho, sem a necessidade de abastecimento”.
A máquina é equipada com motor 4TNV98T que conta com quatro válvulas por cilindro e injeção direta de combustível, entregando uma operação mais econômica e segura. Outro destaque da máquina é o rotor duplo, que garante a qualidade da limpeza dos grãos, atingindo até 1% de impureza e sem significativas perdas, mesmo durante uma colheita de alta velocidade. O tanque graneleiro com 1.670 litros de capacidade também permite que o agricultor colha sem se preocupar em atingir a capacidade do reservatório, pois ainda conta com sistema de aviso ao atingir o limite, otimizando o trabalho do operador.
Embora compacta, a colheitadeira conta com tecnologia embarcada, como o SMART-ASSIST, um dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento. Por meio dele, o produtor é capaz de acompanhar o trabalho da máquina pelo celular ou computador, e obter informações em tempo real sobre o desempenho e funcionamento da máquina. Dados como horas trabalhadas – início e término de cada atividade, mapeamento do equipamento no campo – área trabalhada, diagnóstico de falhas, alerta anti-furto – caso o equipamento saia da área delimitada pelo produtor.
Leia também: O avanço fantástico da tecnologia das colheitadeiras