A Agritechnica, principal feira mundial de máquinas agrícolas, volta a ser realizada em novembro, após quatro anos, na cidade de Hanover, Alemanha.
A última edição do evento foi em 2019 e, por isso há uma grande expectativa em relação às tecnologias e inovações que serão apresentadas.
O Brasil, como um dos principais produtores de alimentos do mundo, tem forte presença no evento, com dois pavilhões de empresas brasileiras nesta edição.

Entre os expositores confirmados estão o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que estará em um pavilhão coletivo com seus associados expondo seus produtos para exportação.
E a Associação Brasileira de Máquinas (Abimaq), que deve levar as principais novidades em máquinas agrícolas produzidas no Brasil.
O setor de máquinas e equipamentos agrícolas tem contado com o apoio do projeto Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre Abimaq e ApexBrasil, para a participação na feira Agritechnica. Trata-se de um evento chave para nossa indústria, vitrine das principais marcas e tecnologias aplicadas na cadeia do agronegócio. A participação brasileira tem como objetivo apresentar ao mundo o que há de mais inovador no setor sendo fabricado pela indústria nacional.
Patrícia Gomes, diretora executiva de mercado externo da Abimaq
Participação brasileira
Entre as empresas brasileiras, a Metisa é uma das veteranas, participando da Agritechnica há mais de 20 anos. A relação entre a Agritechnica e o Brasil vem de longe.
O evento, assim como outras feiras realizadas pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG), tem sido regularmente apresentado em eventos do agro brasileiro nos últimos 15 anos.
Os agricultores e produtores brasileiros são incrivelmente populares entre os expositores na Alemanha pela sua abordagem de agricultura em larga escala e mentalidade de investimento com foco em resultados.
Sandra Willer, gerente de área para a América do Sul da DLG
Com mais de 2 mil visitantes sul-americanos na última edição, a Agritechnica é uma oportunidade tanto para profissionais da indústria de máquinas e equipamentos, quanto para produtores e gestores.
Com o alcance global da feira, os expositores podem atingir grandes produtores e compradores pelo mundo, como Cazaquistão, França, Reino Unido e Alemanha, por exemplo.
“Os espaços para expositores brasileiros na Agritechnica seguem abertos e uma nova rodada de inscrições está prevista para junho, se ainda houver vagas”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.
E o país é um dos expoentes na produção mundial de alimentos e, no ano passado, registrou recorde nas exportações do agronegócio, com crescimento de 32%, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Sustentabilidade
“O tema principal desta edição da Agritechnica é a ‘produtividade verde’, com foco nos desafios da agricultura moderna e na sustentabilidade no campo”, complementa Brena Bäumle.
O evento é promovido pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e reúne as principais empresas de tecnologia agrícola do mundo, com mais de 2 mil expositores de 52 países confirmados até o momento.
A Agritechnica será entre 12 e 18 de novembro e terá uma programação com eventos ao vivo, shows de demonstração e uma nova série de Palcos de Especialistas, explorando tópicos como pulverização inteligente, sensoriamento remoto, conectividade, equipamentos agrícolas autônomos e sistemas alternativos de powertrain, bem como soluções para obter maior eficiência e economia de recursos no campo como pneus, lastros e sistemas de assistência.
“A Agritechnica oferece o programa de feiras mais abrangente e variado para cultivos agrícolas internacionais: de pulverizadores de proteção de cultivos a drones, de tratores a sistemas de equipamentos autônomos, de colheitadeiras a sistemas de assistência digital”, informa Timo Zipf, gerente de projetos da Agritechnica.
“A exposição apresenta não apenas padrões estabelecidos e inovações aplicáveis para praticantes de agricultura, mas também visões para uma agricultura eficiente e sustentável em todo o mundo”.
Os eventos parceiros da Agritechnica são Systems & Components, o mercado B2B para a indústria fornecedora internacional no setor de máquinas agrícolas e fora de estrada; o Inhouse Farming – Feed & Food Show, a nova plataforma DLG para os sistemas agrícolas e alimentares do futuro, com fortes laços com os profissionais agrícolas.
Fonte: Agritechnica