Começou nesta quinta-feira (15) o vazio sanitário da soja em algumas regiões produtoras brasileiras. A medida, determinada pelo Ministério da Agricultura através de portaria publicada em abril, faz parte dos mecanismos de controle da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e tem o objetivo de minimizar os impactos provocados pela doença.
A ferrugem asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio da cultura. Os danos variam de 10% a 90% da produção, dependendo da região onde ocorrem.
O vazio sanitário passa a valer a partir de 15 de junho e vai até 15 de setembro no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e em uma região do Pará. No último dia 10 começou o vazio no Paraná e em uma região de Rondônia, permanecendo nesta condição até 10 de setembro.
Confira as demais datas e a lista completa dos estados que precisam realizar o vazio sanitário da soja clicando aqui.
Leia também: Cuidados necessários para prevenção da ferrugem no MS
Você já assistiu A Hora do Grão? É o espaço do Canal A Granja Total Agro no Youtube que traz, semanalmente, especialistas para falar sobre o mercado de grãos, meteorologia, cotações e muito mais. Clique abaixo para conhecer a atração.










