O Brasil está entre os principais produtores de algodão do mundo e é o segundo maior exportador da fibra natural. Na safra 2020/2021, foram enviadas ao mercado externo 4,6 milhões de toneladas. Isso representa U$ 7,2 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
O comércio da fibra movimenta aproximadamente US$ 12 bilhões ao ano no mundo. Para isso, envolve mais de 350 milhões de pessoas em sua produção, desde as fazendas até a logística, descaroçamento, processamento e embalagem. Hoje, é produzido por mais de 60 países, nos cinco continentes.
No Dia Mundial do Algodão, nesta quinta-feira, 7 de outubro, acontecerá o World Cotton Day. A ação é promovida pela FMC, empresa de ciências para a agricultura.
Sou Algodão
Integrante do movimento Sou de Algodão, criado em 2016 pela Abrapa, a atividade valoriza a união de toda a cadeia produtiva e o consumo consciente. A celebração incentivará colaboradores a exporem como o algodão está presente em suas vidas.
No Brasil, a iniciativa quer mostrar o quanto a cultura é responsável por um agro mais sustentável. Resultado de certificação ambiental e geração de empregos, que abastecem o mercado interno e externo.
Foto: Wenderson Araujo/CNA