Ao mesmo tempo que celebra 45 anos de uma história bem consolidada na pecuária nacional, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) leva à Expointer 2024 ação focada nas crianças, que representam a nova geração de criadores.
A “gurizada” promete movimentar as pistas do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.
Com telas em branco, tintas e pincéis em mãos e, é claro, muita criatividade, as crianças e adolescentes presentes no julgamento de argola Brangus vão transformá-lo em uma verdadeira vernissage.
“A ideia é que, enquanto os pais acompanham as disputas, eles possam se divertir e pintar aquilo que eles estão vendo”, afirma o diretor de Marketing da ABB, João Paulo Schneider da Silva, o Kaju.
O julgamento da raça – que contará com 98 animais, de 28 criatórios – será realizado na segunda-feira, 26, sob o comando do argentino Carlos Ojea Rullán.
Segundo o presidente da ABB, Cacaio Osório, é necessário despertar o desejo das novas gerações pela lida.
“Sabemos que são eles, nossos filhos e netos, que, num futuro próximo, darão seguimento aos nossos negócios”, afirma.
Homenagens
O dirigente ressalta que a Brangus ainda irá comemorar os 45 anos da associação e homenagear aqueles que fazem parte desta trajetória.
“Muito foi feito até aqui pelas diretorias passadas e cabe a nós darmos seguimento a esse trabalho de fomento e aprimoramento da raça”, sinaliza.
Mais sobre a feira em 90 anos da raça ovina Ideal com lançamento de coleção de roupas na Expointer
A celebração será realizada no domingo, 25, com um Asadito especial na Casa da entidade no Parque.
A programação também contará com Assembleia Geral de Sócios no domingo.
Na ocasião, a diretoria, junto aos sócios presentes, definirão o local o qual ocorrerá o Mundial Brangus 2026, bem como será apresentado novo estatuto.
Como de costume, a exposição contará, na segunda-feira, 26, com o Leilão Noite dos Campeões.
O remate contará com oferta de reprodutores de diferentes criatórios.
“Sem dúvida, teremos uma grande Expointer para a raça Brangus. Uma exposição que será marcada pela retomada do povo gaúcho após meses difíceis”, espera o presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros.
Inscrições: alta de 30%
A raça Brangus registrou crescimento de 30% nas inscrições de animais de argola para a exposição.
Ao todo, 98 exemplares, de 28 criatórios, devem participar das disputas.
Em 2023, a mostra contou com 75 reprodutores da raça.
Destaque para a participação de novas propriedades.
Do montante, seis levarão pela primeira vez animais da raça na feira: Fazenda Ramada, de Painel (SC), Estância do Batovi, de São Gabriel (RS), Rancho José Guilherme, de Bom Retiro (SC), Mario Boll, de Tramandaí (RS), Cabanha Moreira, de Vacaria (RS) e Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS).
Fonte: ABB