Os embarques de ovos a outros países (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram em janeiro 2,316 mil toneladas. Este volume supera em 42,6% o total embarcado no mesmo período de 2021, com 1,624 mil toneladas.

As informações são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, as vendas internacionais do setor de ovos geraram receita de US$ 3,089 milhões no mês passado. Ou seja, o número é 52,3% superior ao registrado em 2021, com US$ 2,029 milhões.
Destinos
Os Emirados Árabes Unidos seguem como principais destinos das exportações de ovos, com 1,937 mil toneladas importadas em janeiro. Portanto, crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2021.
“Os produtores de ovos estão enfrentando custos do milho e do farelo de soja em patamares históricos, assim como os produtores de carnes de aves e de suínos”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
É esperado que as vendas para o exterior sigam em alta ao longo de 2022.
Segundo ele, o mercado internacional tem sido uma via utilizada para diminuir a pressão dos altos custos sobre a rentabilidade das empresas.