Na agricultura, alguns detalhes podem significar maior produtividade ou prejuízo. Consequentemente, mais ou menos lucro pela safra.
Quando chega a hora de substituir um pulverizador antigo, por exemplo, muitos produtores aposentam-no, deixando o equipamento se deteriorar no tempo. Isso porque, geralmente, o mercado não paga o seu real valor.
Transformação
Para mudar situações como estas muito comuns nas fazendas brasileiras, a MP Agro, desenvolveu a transformação de pulverizador antigo em novo distribuidor de fertilizantes autopropelido. O equipamento mostrou-se altamente eficiente.
Com essa transformação, além da economia de até 80% do valor em relação a um autopropelido novo, o agricultor amplia sua produtividade. Como isso é possível? O fato de utilizar o mesmo rastro do pulverizador na distribuição de fertilizantes, permite ao agricultor chegar a um adicional de até 6 sacas por hectare de milho. Tudo porque evita o amassamento nas linhas.
Técnica
Já com parcelamento de fertilizante de cobertura em plantas do grão com mais de 1 metro de altura, o rendimento pode chegar a 4 sacas de milho/Ha. A prática de adubação em estágios mais avançados da cultura é muito importante para garantir a máxima produtividade de uma safra. É que a técnica garante os nutrientes necessários à planta em todo seu desenvolvimento.
De acordo com o gerente de fazenda da cidade de Jataí, Goiás, Jaime Jair Hahn, que fez essa conversão de um equipamento parado, os benefícios são muitos. “Além da grande economia já apontada, em relação à compra de um distribuidor novo, nossas aplicações foram agilizadas”, destaca.
Sustentabilidade
A transformação do autopropelido na fazenda além da economia como já destacado, proporciona ganhos em sustentabilidade. Afinal, o produtor está reaproveitando um equipamento que, na maioria das vezes, é descartado e segue poluindo o meio ambiente.
Justamente com essa preocupação e foco na maior durabilidade na utilização dos equipamentos em campo, que a linha Z da MP Agro é produzida em inox ideal para combater o efeito da abrasão e corrosão. É ainda de fácil limpeza, por conta da baixa rugosidade.
Assim, gera um aumento da vida útil em pelo menos três vezes maior em equipamentos sujeitos ao desgaste. A exemplo de distribuidores de fertilizantes e corretivos, que sofrem agressão do tempo combinados com os efeitos químicos dos produtos.
Segundo, Daud Falconi, diretor comercial da MP Agro, a empresa pensou em todos os detalhes ao desenvolver os equipamentos. “Além de ter o chassis, roletes das esteiras e toda estrutura em aço inox, com uma gama completa de opções de fixadores, conseguimos transformar qualquer modelo de pulverizador autopropelido do mercado”, destaca.










