O mercado de distribuição de insumos agropecuários alcançou um faturamento de R$ 112,6 bilhões em 2021, considerando o faturamento dos distribuidores, avaliado em R$ 77,5 bilhões, e a comercialização de grãos, calculada em R$ 35,1 bilhões.
O montante refere-se aos negócios realizados pelas empresas associadas da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representam 70% do mercado total da distribuição de insumos agropecuários no Brasil.
As estimativas fazem parte da 7ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma iniciativa da Andav e organização da Markestrat, cujos dados foram apresentados durante o Congresso Andav 2022.
“A pesquisa é o principal material de trabalho para desenharmos a estratégia de atendimento de nossos associados e fazer a relação com os respectivos fornecedores e produtores rurais”, disse o presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio, destaque na foto de abertura.
Essa edição teve maior índice de participação (91,2%), o que representa mais de 2.200 pontos de venda em todo o Brasil. Na área de insumos, os estados com maior participação foram Mato Grosso (16,8%), Paraná (15,7%) e Minas Gerais (13%).
Em termos de cultura, a liderança fica com a soja (51,9%), seguido por milho safrinha (18,4%). Na área de comercialização de grãos, 35% dos distribuidores atuaram nesse segmento e o destaque ficou por conta os 3,2 bilhões de sacas de soja e 1,1 bilhões de sacas de milho vendidas.
Distribuição de insumos agropecuários por estado
Os estados com maior participação foram Mato Grosso (46,7%) e Paraná (16,8%). Em se tratando de pontos de venda, o setor espera abrir nos próximos três anos 1038 novas lojas, um crescimento de 32,9% em relação à expectativa da pesquisa de 2021.
Os estados que devem receber mais pontos são Paraná (14,2%), Minas Gerais (14,1%) e Rio Grande do Sul (13,8%). Segundo Tiburcio, esse número pode ser atingindo, uma vez que somente em 2021 foram abertas 292 lojas.
Sobre o perfil das empresas, 52,2% dos associados da Andav possuem gestão corporativa contra 47,8% de gestão familiar. Em mais de 80% dos associados, o fundador atua na empresa. Sobre fusão e aquisição, uma média de 15% passou por esse processo.
No caso da área de marketing, em 2021, 95 mil produtores participaram de eventos de capacitação promovidos pelos distribuidores e o setor utiliza como ferramentas para atendimento e redes sociais: Whatsapp (88,4%), Instagram (79,1%) e Facebook (52,2%).










