O XII Fórum de Diversificação, acontece na próxima quarta-feira, dia 23, a partir das 14h, no Auditório Central do Parque da Expoagro Afubra 2022. Os debates também veicularão pela internet, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e a Afubra querem estimular produtores rurais visitantes a expandirem os horizontes produtivos de suas propriedades. A programação começa com as boas-vindas do coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, e do presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry.
Palestras
A Experiência 1 tem como tema a “Viabilidade econômica e qualidade na produção de óleos essenciais no Vale do Rio Pardo”. Será conduzida pelo coordenador técnico do Arranjo Institucional de Suporte à Formação de Cadeias Produtivas de Plantas Bioativas na Região do Vale do Rio Pardo (Valeef), Sandro Hillebrand.
Na sequência, na Experiência 2, o sócio-diretor da Schröder Consultoria Agro, Eugênio Passos Schröder, fala sobre “Inovação Tecnológica: pulverização agrícola com uso de drones”. A Experiência 3 apresenta o “Fomento Florestal Haas: uma opção de renda em áreas íngremes e subutilizadas”. Será apresentada pelo administrador da Haas Madeiras, Junior Haas. Após as palestras, haverá espaço para perguntas e debates.
Diversificação
O Fórum de Diversificação, que chega a sua 12ª edição, é conduzido em parceria entre a Afubra e o Corede/VRP desde 2016 na Expoagro Afubra. “Procuramos desenvolver temas que possam remeter orientações para os agricultores em termos de oportunidades”, explica Petry.
O dirigente reforça a representatividade da diversificação tecnológica, que se fortalece para facilitar a vida no campo. Entre as novidades que já são realidade no interior, aponta o uso de drones para pulverizações químicas e biológicas.










