O setor de frutas registrou no primeiro semestre o aumento de 5,09% no valor exportado em relação ao mesmo período do ano passado.
O montante atingiu US$ 511,9 milhões, resultado de 429,6 mil toneladas embarcadas.
O valor foi impulsionado pela elevação dos preços das principais frutas e pela variação cambial favorável.
O crescimento também é resultado, em grande parte, da elevação dos preços das frutas exportadas, provocada pela quebra de safra e a redução dos volumes enviados à União Europeia por concorrentes do Brasil.
A avaliação é da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Com mais de 70% das frutas exportadas destinadas ao mercado europeu, o Brasil conseguiu se beneficiar desta situação.
Mais sobre o setor em Preços de frutas e hortaliças em queda no atacado
Câmbio ajudou
Adicionalmente, a variação cambial positiva no início de 2024 contribuiu significativamente para o aumento do valor das exportações.
Dentre as frutas que mais se destacaram, a manga registrou um crescimento de 13,04%, ou US$ 127 milhões, enquanto o avocado teve um aumento de 10,14%.
No entanto, o volume total exportado caiu -8,72% devido a problemas climáticos no final de 2023 e no começo de 2024.
Estamos satisfeitos com o desempenho das exportações de frutas brasileiras no primeiro semestre de 2024. Apesar dos desafios climáticos, conseguimos crescer em valor nas exportações, graças ao aumento dos preços e à variação cambial positiva. Estamos otimistas para o segundo semestre, que tradicionalmente é o período mais forte para as exportações de frutas do Brasil. Esperamos resultados ainda mais expressivos ao continuarmos a expandir nossa presença nos mercados internacionais.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas
Promoção
Segundo o presidente da entidade, a Abrafrutas está comprometida com o crescimento do setor e a promoção global das frutas brasileiras.
Neste segundo semestre, produtores e exportadores participarão de feiras internacionais como a Fruit Logística Ásia em Hong Kong e a Fruit Attraction em Madrid, eventos cruciais para fortalecer as exportações.
“Estas feiras proporcionam uma plataforma valiosa para estabelecer novos contatos comerciais e explorar oportunidades de mercado, contribuindo significativamente para o crescimento contínuo das exportações de frutas brasileiras”, afirma Coelho.
Fonte: Abrafrutas