O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta sexta-feira (28), que o ministro Carlos Fávaro, como parte das atividades de sua ida ao Japão, se reuniu com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem Estar, Katsunobu Katō, para tratar da retomada das exportações de carne de frango oriundas do estado do Espírito Santo (ES) e de Santa Catarina (SC) à terra do sol nascente. O Japão havia interrompido as importações exatamente um mês atrás, em 28 de junho, por conta de ocorrência de focos de gripe aviária no estado.
Leia mais: Gripe Aviária: Japão suspende a importação de carne de aves do ES
De acordo com Fávaro, a sugestão de ajuste no protocolo feita pelo Brasil é para que “essa restrição (de importação por parte do Japão) passe a ser em âmbito municipal”. Até o momento, a interrupção japonesa engloba todos os estados nos quais houvesse incidência de foco em ao menos uma cidade.
Segundo a nota do Mapa, o protocolo japonês exige um período de 28 dias para que seja enviado um relatório para análise da autoridade sanitária japonesa a fim de que as exportações possam ser retomadas. Apesar disso, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, diz ter esperanças de que o governo japonês concorde em fazer a zonificação por municípios antes do período previsto.










