O ministro da agricultura, Carlos Fávaro, está em Seoul, na Coréia do Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o responsável pela pasta se encontrou nesta terça-feira (25) com Yoon Hee-sung, presidente do Banco de Exportação e Importação da Coréia do Sul, o Korea Eximbank.
Durante o encontro, o ministro teria apresentado uma proposta de recuperação e preservação de áreas de pastagem no Brasil com o intuito de contribuir para a segurança alimentar mundial. Segundo o Mapa, isso se daria porque tal empreendimento seria capaz de dobrar a área produtiva brasileira sem desmatamento, o que é apontado pela pasta como uma medida também sustentável.
Leia mais: Estrangeiros poderão comprar terras agrícolas no Brasil?
Na prática, o Mapa afirmou que será necessário um aporte financeiro de US$ 120 bilhões ao longo de 10 anos para que se recupere até 40 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas ou com baixa produtividade e alta aptidão para a agricultura. E esse montante seria capitalizado, portanto, através de investidores estrangeiros.
Ainda de acordo com o Mapa, o Korea Eximbank teria manifestado interesse na parceria ao final da reunião, além de querer ter participação em operações de crédito junto ao Banco do Brasil para projetos de agricultura dita sustentável e infraestrutura.










