A Rússia decidiu não renovar o acordo de exportação e ainda atacou o terminal portuário de Odessa, impedindo o fluxo de exportação da Ucrânia.
Isso trouxe bastante incerteza sobre a oferta global de trigo e milho, no futuro, resultando em muita oscilação para Chicago.
Leia Mais Guerra na Europa pode causar rally no trigo
Clima americano
E na semana passada houve alívio em relação à seca no Meio-Oeste. As chuvas, mesmo que irregulares, continuaram presentes durante a semana, mantendo a continuidade da melhora das lavouras norte-americanas e a redução da seca.
Após algumas semanas com a presença de chuvas em várias regiões americanas, as previsões voltam a trazer preocupações.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), os prognósticos indicam um aumento de temperatura e chuvas menos expressivas para esta semana.
Mas as lavouras nos EUA devem continuar melhorando. A persistência das chuvas em vários estados, durante a semana passada, provavelmente resultará em um aumento na qualidade das lavouras boas/excelentes e redução das como muito ruins/ruins. Essas condições climáticas podem ter um impacto negativo em Chicago.
Safrinha avança
Já no Brasil a colheita seguiu avançando. De acordo com a Conab, Mato Grosso superou 65% de área colhida. A Região Sul segue com atraso, por conta das adversidades climáticas, mas sem preocupações.
Diante disso, as cotações de Chicago finalizaram a semana cotadas a U$ 5,28 o (+4,14%) para o contrato com vencimento em setembro/23.
E o mercado físico brasileiro teve uma semana de leves valorizações em algumas regiões, ainda sendo bastante pressionado pela colheita brasileira.
Mar Negro
Apesar da confirmação da não renovação do acordo pela Rússia, as negociações ainda continuam. O impedimento de escoamento pelo porto de Odessa se agravará com o decorrer dos dias, diante do impacto sobre a oferta de milho e trigo, podendo impactar ainda mais as cotações de Chicago.
Gripe aviária em monitoramento
O tema gripe aviária voltou ao centro das atenções, após a confirmação de contágio em ave doméstica, em Santa Catarina. Isso resultou na suspensão temporária de importação do estado, pelo Japão.
Clima e colheita no Brasil
As previsões climáticas apontam a presença de chuvas nas regiões norte e todo o litoral do país. Com isso, a colheita no Brasil continuará avançando, gerando uma oferta significativa de cereais no mercado.
E, síntese, as cotações poderão continuar se desvalorizando. A tendência de desvalorização das cotações de milho deve continuar, por conta, principalmente, da evolução da colheita brasileira.
Fonte: Grão Direto www.graodireto.com.br










