A virada do ciclo pecuário abalou a cotação do boi gordo, um movimento natural e que se repete a cada período de seis anos, aproximadamente. Ainda assim o panorama atual guarda boas oportunidades para os pecuaristas. “Apesar do momento de baixa do ciclo pecuário, esta é uma excelente ocasião para o produtor montar uma poupança de arrobas na fazenda”, avalia Hyberville Neto, da consultoria HN Agro.
Segundo o consultor, a produção de bezerros – que geraria a citada “poupança de arrobas” no título deste post – demanda menor custo de manutenção e aumentaria as chances de se aproveitar uma possível alta de preços na virada de ciclo nos próximos anos. O momento atual é favorável para o confinamento, uma vez que o preço do insumo mais caro da dieta, o milho, recuou 31%, de janeiro a maio, e a relação de troca é a melhor dos últimos 38 meses.
“Ainda assim, muitos confinadores aguardam melhores preços no mercado futuro”, pondera Hyberville. Já o pecuarista extensivo vive um momento crítico, com a chegada da seca, e uma sobrecarga de gado gerada pela retenção de fêmeas observada nos últimos três anos. “Uma possibilidade seria livrar o pasto com uso de estratégias como o confinamento, sempre, claro, avaliando os custos da operação”, recomenda Hyberville Neto. O especialista é convidado da MFG Agropecuária para uma palestra no dia 5 de julho, durante a 13ª Leilosul Agronegócios, em Bataguassu (MS).
Confinar sem investir em estrutura
Outra palestra esperada do evento será apresentada por Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado da MFG, também no dia 5 de julho. Finger destacará três modelos de parcerias de engorda: em um, os criadores de gado contratam o serviço por, aproximadamente, 100 dias, a um custo fixo diário. Em outro, pagam por arrobas produzidas, calculadas a partir do peso de entrada e saída do bovino no cocho.
Por fim, também existe a opção de pagar pelo consumo de matéria seca dos animais. “Nós propomos ser uma extensão da fazenda dos nossos parceiros”, define o gerente, que ainda informa que os pecuaristas têm a possibilidade de travar o preço de venda de acordo com o mercado futuro, sem custos de ajustes e com os diferenciais de base travados para confinamentos localizados fora do estado de São Paulo.










