Fato raro na ovinocultura, o nascimento de cinco cordeiros de uma mesma mãe chamou a atenção no interior de Farroupilha, na Serra gaúcha. O parto da ovelha da raça Ile de France ocorreu no início de setembro, na Cabanha Gandhi, do criador e médico-veterinário Paulo Ricardo Monteiro.
“Pelo tamanho do abdômen da ovelha e pela experiência que tenho, já sabia que era uma gestação múltipla, mas acreditava que eram três. Foi uma surpresa, porque nunca havia visto cinco filhotes de uma vez só”, conta o criador, que acompanhou o parto com duração de mais de uma hora.
Felizmente, eu estava por perto, porque o segundo cordeiro nasceu muito fraco e precisou receber o colostro em seringa.
Paulo Ricardo Monteiro
Dieta
Os três machos e as duas fêmeas se desenvolvem bem. Para garantir o necessário aporte nutricional, o criador complementa a dieta dos filhotes com leite de vaca. Já a mãe tem acesso livre a alfafa e recebe ração duas vezes ao dia.
Raças com aptidão para carne, como a Ile de France, têm tendência a partos gemelares, relata o veterinário. “Além das características genéticas, a alta prolificidade também está diretamente relacionada à nutrição adequada, o que, no caso das fêmeas, favorece a superovulação”, destaca Monteiro.

A mãe dos cordeiros é uma matriz PO, com origem na Cabanha São Roque, em Flores da Cunha/RS. A fêmea é de segunda cria e, na primeira gestação, pariu gêmeos. Já o carneiro reprodutor é da Cabanha Aggrocasca, de Casca/RS.
Fonte: Revista AG
Fotos: Paulo Ricardo Monteiro / Divulgação