A coleta de dados em granjas avícolas para a produção de ovos no sistema convencional e caipira, permitirá o cálculo da pegada ambiental das fazendas avaliadas e a lucratividade dos produtores. A iniciativa ocorrerá no Rio Grande do Sul, a partir da assinatura de um termo de cooperação entre o Programa Ovos RS, da Associação Gaúcha de Avicultura, com as empresas Naturovos e DSM.
Os dados coletados nas granjas da Naturovos serão inseridos na plataforma Sustell, da DSM, e desta forma, será possível criar soluções práticas e sob medida para a redução do impacto ambiental, permitindo o desenvolvimento de negócios para destravar o valor da sustentabilidade. Segundo a coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Caroline Freitas, a cooperação permitirá propor soluções e melhoria contínua do segmento industrial e de produção de ovos.
Nesta etapa da cooperação o uso da plataforma Sustell será no modelo de prova de conceito, viabilizando o entendimento das possibilidades de uso na rotina de gestão de granjas de postura e poderá ser estendida às demais granjas do Programa Ovos RS. Conforme José Francisco Miranda, da DSM na América Latina, a plataforma ajuda os produtores a prever com precisão o impacto das medidas sustentáveis sobre a produção e o desempenho financeiro, contribuindo para uma pecuária mais eficiente, gerando mudanças positivas para os negócios e o meio ambiente”.
Leia também: Sustentabilidade da agropecuária brasileira é apresentada na COP 27










