Sistema revolucionário promete alimentar até 1000 vacas leiteiras em pouco mais de 100 m²
Em 02 de outubro de 2025 foi realizado um webinar organizado pelo Serviço Comercial dos Estados Unidos da América, com o objetivo de apresentar aos produtores brasileiros uma nova tecnologia de produção de proteína vegetal para complementar rações e silagens destinadas à pecuária de corte e de leite.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa TAVACI Technologies e promete entregar até 11 toneladas por dia de brotos em seu potencial máximo proteico e nutricional. Segundo o Diretor Global de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da TAVACI Technologies, Sr. Robert McFadden, “O sistema apresentado está em desenvolvimento há 9 anos e a versão final é constituída por aproximadamente 200 peças modulares de fácil manutenção. O sistema é 100% autônomo, controlado por Inteligência Artificial e preparado para operação ininterrupta de 70 mil ciclos, o equivalente a dois anos de funcionamento”, frisou McFadden.
O sistema está preparado para a germinação de uma ampla variedade de sementes, como cevada, trigo, aveia, milho, sorgo, milheto, centeio, feijão-mungo, soja, arroz, entre outros cultivares. Todo o processo de germinação e condução dos módulos é feito automaticamente por meio de sensores que enviam à CPU da fazenda dados sobre germinação, umidade, luminosidade, entre outros, os quais são ajustados pela IA do equipamento.

A fazenda vertical ocupa um espaço de 102 m², com as dimensões de 3 x 8 x 42 metros, totalmente compatível para ser instalada em barracões e galpões. Sua produção é capaz de alimentar até 1.000 vacas leiteiras, com consumo de menos de 2% de água em comparação aos sistemas tradicionais.
Os executivos da TAVACI permanecerão no Brasil de 10 a 16 de novembro de 2025. Suas agendas estarão abertas para reuniões presenciais ou virtuais com produtores interessados em conhecer mais sobre a tecnologia. As reuniões poderão ser realizadas em português ou inglês e devem ser agendadas pelo e-mail: rob@tavacitech.com