Em tempos de maior turbulência, o ser humano costuma sair da sua zona de conforto olhando para fora da porteira. No momento atual da sucessão no agro, motivos para ampliar a atenção – além da nossa prática diária – não faltam.
A pandemia (que, aliás, ainda não se despediu definitivamente) aproximou os familiares durante vários meses de confinamento em casa. Ao mesmo tempo, intensificaram-se os contatos online e nas redes sociais, criando, assim, uma nova realidade de comunicação instantânea e contínua.
E, como se não faltassem assuntos para nos preocuparmos, a guerra na Ucrânia provocou um “boom” em nossa chamada rotina cognitiva. Onde estamos e para onde vamos ou podemos ir?
Ou seja, o mundo não é mais tão calmo e previsível como era no passado. Tudo está mudando e nós precisamos redimensionar nossa prática de planejamento estratégico, seja nos negócios, seja na vida familiar.
O que significa isso à complexa sucessão no agro?
A empresa rural, e assim a família, precisa se adaptar à nova realidade em constante transformação. O avanço tecnológico, os movimentos dos preços de insumos e produtos, a longevidade dos atuais donos, além da nova filosofia de vida dos jovens precisam ser avaliados.
Trata-se da identificação dos componentes que devem compor a construção do mapa estratégico da empresa rural, buscando competitividade e sustentabilidade.
Temos que alinhar os diversos aspectos do mercado, do perfil da nossa atividade específica e das características individuais das pessoas que compõem a nossa família.
Por se tratar de um universo multidimensional, as pessoas e o negócio precisam ser colocados no contexto do setor, da economia regional e da perspectiva do Brasil como fornecedor de comida para o mundo.
Com o atual conflito na Europa, temos uma paralela didática útil para observar como funciona o confronto do “tradicional” com o “novo”. Leia a análise completa sobre sucessão no agro na nossa coluna “Na Varanda”, assinada pelo consultor internacional Francisco Vila.
Veja também análise de uma sucessora em uma importante empresa de tecnologia pecuária clicando aqui.