O IX Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja foram abertos na noite de segunda-feira, dia 16, em Foz do Iguaçu/PR. Nas palavras do vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão, este evento “sintetiza o Brasil que deu certo, um Brasil de apostou na ciência e tecnologia para seu desenvolvimento”.
O general Mourão participou da cerimônia de abertura do congresso promovido pela Embrapa Soja e destacou as contribuições que a Embrapa deu para que o País se tornasse um dos principais produtores de alimentos do mundo.
Citando tecnologias como o melhoramento genético, a fixação biológica de nitrogênio, o manejo integrado de pragas e doenças, a integração lavoura-pecuária, a recuperação de pastagens e o plantio direto, ele ressaltou o diferencial da produção brasileira, o que coloca o país em posição de vanguarda na produção de alimentos.
Novo software avalia fertilidade
Um software, desenvolvido pela Embrapa Soja possibilita ao agricultor racionalizar o uso de fertilizantes nos sistemas de produção de soja, garantindo aumento de produtividade aliado à redução de custos.
A nova plataforma online, denominada AFERE – Avaliação da Fertilidade do Solo e Recomendação da Adubação, planeja o manejo de adubação das áreas agrícolas ajustado com as necessidades de reposição de nutrientes, considerando o histórico de produção da área avaliada e o balanço de entradas e saídas de nutrientes.
Bioinsumos na soja
A cultura da soja é uma das principais responsáveis pelo crescimento do uso de bioinsumos no Brasil, principalmente pela adoção, em larga escala, da fixação biológica de nitrogênio, além do controle biológico de pragas e doenças.
Tecnologia de bioanálise de solo
Produtores rurais e consultores agrícolas do estado do Paraná poderão contar daqui para a frente com a Tecnologia de Bioanálise de Solo (BioAS). Inicialmente formatada para os cultivos anuais de gãos e fibras no Cerrado, a tecnologia foi expandida e, a partir de agora, está disponível também para cultivos no Paraná.
Na foto, na solenidade de abertura, Norberto Ortigara, secretário de Agricultura do PR; Hamilton Mourão, vice-presidente da República; Guy Capdeville, presidente em exercício da Embrapa; e Adeney de Freitas Bueno, presidente do CBSoja
Fonte: Embrapa Soja