O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) ajuda o produtor a identificar a melhor época para plantar. Leva em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. Ou seja, reduz riscos na produção considerando diversos elementos. Dentre eles, temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos.
Segunda safra
Na sexta-feira (8), o Diário Oficial da União divulgou o Zarc para a cultura de milho segunda safra. Fundamentais para uma condução eficiente das lavouras brasileiras no campo, um desses zoneamentos recém-elaborados é do cultivo consorciado de milho segunda safra com braquiária. A publicação é de responsabilidade do Mapa.
“O ajuste do ciclo de cultivo do milho em função da variação das temperaturas para a segunda safra pode ser considerado o principal aperfeiçoamento deste estudo. Especialmente para os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul (PR), onde se concentram as maiores produções.” A declaração é de Balbino Evangelista, geógrafo e analista de Pesquisa da Embrapa no Tocantins. Ele é um dos líderes dos trabalhos com Zarc na empresa.
Janelas
Segundo Evangelista, devido ao grande efeito da temperatura no alongamento do ciclo do milho safrinha, foram realizadas avaliações de riscos para ciclos variáveis, com duração de 100 a 180 dias. No estudo anterior, essa análise estava restrita a ciclos de 100 até 120 dias.
Isso fez com que subisse a quantidade de municípios contemplados dentro de níveis de riscos aceitáveis. Também foi possível ajustar as janelas de plantio em regiões críticas, seja para maior ou para menor período. Alguns municípios de regiões mais frias do Sul e do Sudeste tiveram a janela reduzida.
Reuniões
Entre 22 e 24 de setembro, houve reuniões virtuais de validação com integrantes da cadeia produtiva de valor. Participaram agentes de quatro estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Técnicos da extensão rural, consultores, produtores, pesquisadores e agentes financeiros validaram os resultados, com pequenos ajustes.
Aplicativo
Por meio de tablets e smartphones, produtores rurais e agentes do agronegócio podem acessar as informações oficiais do Zarc. O que facilita a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal.
O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOSe Android. Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.










